Reports

ATUALIZAÇÕES SOBRE O MERCADO DE SOJA

ATUALIZAÇÕES SOBRE O MERCADO DE SOJA

09/11/2023

Hoje, quinta-feira, dia 9 de novembro, o USDA divulgou seu relatório, trazendo dados surpreendentes que divergem das expectativas do mercado para a produção de soja e milho no Brasil e nos Estados Unidos. Inicialmente, as projeções para a produção de milho e soja no Brasil eram mais conservadoras do que os números apresentados no relatório anterior de outubro. Contudo, os dados permaneceram inalterados, contrariando as expectativas.

A produção de soja no Brasil continua estimada em uma safra recorde de 163 milhões de toneladas, apesar de alguns contratempos no início da colheita, incluindo a possibilidade de replantio em algumas regiões do centro-oeste. Surpreendentemente, o mercado norte-americano viu um aumento de cerca de 500.000 toneladas na produção de soja, indo contra a expectativa de uma redução.

Um ponto de destaque é o incremento de 2 milhões de toneladas no estoque inicial de soja no Brasil, resultando em um estoque final maior. Além disso, o mercado chinês mostrou um aumento no consumo, reduzindo seu estoque final em 3,5 milhões de toneladas. Apesar da produção robusta e da demanda chinesa, o mercado enfrenta uma queda nos preços, levando a uma análise dos prêmios de exportação nos próximos meses.

A perspectiva de uma safra tão grande no Brasil, aliada ao consumo chinês firme, poderia teoricamente impulsionar os prêmios de exportação para compensar a queda nos preços domésticos. Isso é especialmente relevante considerando que o mercado interno está relativamente estagnado devido à relutância dos vendedores em liberar soja armazenada. A atenção agora se volta para a dinâmica do mercado nos próximos meses e como os prêmios de exportação podem se ajustar diante desse cenário.